Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Jovens que bebem perdem a memória!

Quarta-feira, 25.06.08
good old boy drinking beer animated gif
 
Se você tem entre 17 e 19 anos e tem sofrido de falta de memória, dias após ter consumido álcool numa balada, saiba que seu cérebro está ficando prejudicado - pelo menos é o que diz um estudo recente feito pelas universidades de Northumbria e de Keele, na Inglaterra.

Segundo os pesquisadores, os adolescentes que consomem quantidades excessivas de bebidas alcoólicas de uma só vez, como nas festas e baladas, sofrem problemas de memória dias após o consumo e a depender da gravidade, pode permanecer assim por um longo prazo. O estudo afirma que o cérebro de um jovem desta idade ainda está em desenvolvimento, e por isso, responde aos estímulos alcoolicos de maneira diferente dos adultos.
bottle of red wine pouring into two glasses cabernet merlot zinfandel animated gif
Durante o estudo, foram formados dois grupos de adolescentes com idades entre 17 e 19 anos. No primeiro grupo foram separados somente jovens que já tinham o hábito de beber, e que normalmente consumiam o equivalente a 15 unidades de álcool por noite, algo como 11 doses de uísque, durante duas vezes por semana. Já no segundo grupo, foram separados jovens que não tinham o hábito de beber exageradamente. Após o consumo de álcool, os pesquisadores aguardavam cerca de quatro dias para avaliá-los, para que seus organismos estivessem livres do álcool.

Na segunda etapa do estudo, os jovens eram entrevistados e tinham que responder com que frequência esqueceram de realizar tarefas simples que haviam sido previamente planedas. Depois eles receberam uma lista de tarefas simples, que precisavam ser executadas ao assistir um vídeo, como mandar uma mensagem de texto para um amigo, quando uma determinada imagem surgisse na TV ou consultar suas contas bancárias quando vissem uma pessoa sentar-se em um banco.
coffee filter pouring animated gif
Segundo os pesquisadores, nenhuma diferença foi percebida na etapa dos questionários, entretanto, no teste do vídeo, os adolescentes que bebiam mais não conseguiram lembrar das tarefas que os demais lembraram. "Apesar de, segundo eles, terem boa memória, eles não foram bem no teste do vídeo", disse Thomas Heffernan. "Os jovens que bebem em excesso se lembraram de 30% menos itens, uma diferença significativa."
hillbilly dances a jig with jug of beer animated gif
A explicação para este fenômeno pode estar no córtex pré-frontal ou na região do hipocampo, que provavelmente tenham sido afetadas. "Há evidências de que álcool em excesso, quando ingerido em curtos espaços de tempo, danifica partes do cérebro responsáveis pela memória do dia-a-dia", disse o pesquisador em uma reportagem à BBC.

Para ele, os adolescentes não só estão prejudicando sua memória, mas com os cérebros ainda em formação, estão criando grandes problemas para o futuro. Portanto, se for beber, beba com moderação.

 

 

ATENÇÃO

 

Queres receber 1 email sempre que for postado mais novidades neste blog?

Inscreve-te Aqui Grátis!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por 1001blogs às 10:01

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.