Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Microsoft Multada em 899 Milhões €!

Terça-feira, 04.03.08

 

Microsoft multada em 899 milhões de euros pela UE
Bill Gates e Steve Ballmer não se esquecem de Neelie Kroes tão depressa. A Comissária Europeia da Concorrência acaba de aplicar uma multa de 899 milhões de euros à Microsoft.
A multa estabelece um novo recorde nas sanções pecuniárias aplicadas pelo executivo europeu, mas, segundo o executivo europeu, este não é o único “feito” alcançado pela Microsoft neste caso: «A Microsoft foi a primeira companhia, em 50 anos de política concorrencial na UE, a ser multada pela Comissão por falhar no cumprimento de medidas antimonopolistas», afirmou Neelie Kroes, numa citação difundida pela Reuters.

Não é a primeira vez que a Microsoft é multada pela Comissão Europeia. Em 2004, é aplicada a primeira multa, cifrada em mais de 490 milhões de euros. A multa, que foi confirmada por instâncias jurídicas superiores, tinha como objectivo penalizar a Microsoft por recusar o acesso de empresas concorrentes aos códigos-fontes das suas aplicações.

Derrotada nos tribunais, a Microsoft afirmou que estar disposta a disponibilizar os ditos códigos das aplicações em causa (servidores para impressoras e grupos de trabalho), mediante o pagamento de determinadas taxas.

Em 2006, a Comissão Europeia voltou a multar a Microsoft por, alegadamente, ter fixado valores demasiado elevados para o acesso aos códigos e continuar a manter políticas que lesam a concorrência e a interoperabilidade. Desta feita, a multa ascendeu a 280,5 milhões de euros.

Na última semana, a Microsoft ainda anunciou que estava prestes a publicar toda a informação exigida pela Comissão Europeia, mas já não foi a tempo de evitar a multa anunciada hoje. Desde que teve início o diferendo com a Comissão, a Microsoft já foi instada a gastar 1,68 mil milhões de euros em multas.

 

ATENÇÃO

 

Queres receber 1 email sempre que for postado mais novidades neste blog?

Inscreve-te Aqui Grátis!

 


 

 

Fonte: Exame Informática

Autoria e outros dados (tags, etc)

por 1001blogs às 10:01

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.